Kelli de Oliveira possui filhos estudando na rede municipal de ensino em Reserva do Iguaçu. Assim como outros 1.105 alunos, os filhos de Kelli terão um ensino de qualidade a altura das melhores escolas particulares existentes em outros municípios. Para contemplar os estudantes, o prefeito Emerson Julio Ribeiro buscou a parceria do Positivo e apostilas com essa metodologia de ensino foram adotadas nas escolas municipais.
De acordo com o prefeito, essa decisão foi tomada para dar igualdade aos alunos, com a mesma educação de qualquer município polo. “Como nós não temos aqui a escola particular para que possamos acessar essa educação de qualidade, nós temos que investir na escola pública. E foi o que a gente fez. Buscamos a parceria do Positivo, e agora estamos colocando para toda a rede pública”, diz o prefeito.
Mas não é simplesmente a inclusão da apostila que proporciona o salto na qualidade da educação em Reserva do Iguaçu. O sistema de ensino envolve a capacitação de professores, a preparação de pedagogos para que o material tenha o respaldo com o melhoramento dos índices de educação.
Até então com uma rede de ensino razoável, faltando ações inovadoras e motivadoras, mas com profissionais bem preparados, embora a rede pública tenha uma estrutura mínima, o prefeito aposta em investimentos para oferecer uma educação de excelência. “Até então só era investido em folha de pagamento e no transporte escolar. A merenda escolar era de má qualidade, havia estrutura sem atendimento. E como se fazer educação de qualidade? Com investimento! E é o que a gente está fazendo, investimento para que tenha educação de qualidade em Reserva do Iguaçu”, assegura Emerson.
Novidade desperta o interesse dos alunos
A novidade já no começo do ano letivo despertou o interesse dos estudantes. “Quando fomos entregar o material para as crianças, foi possível perceber a ansiedade e a vontade de verem o material”, observa o prefeito. E é essa motivação que, segundo Emerson, despertar o interesse de alunos e professores para a melhoria gradativa da qualidade da educação no município. “Com certeza o avanço da educação em Reserva do Iguaçu vai dar um salto que só vamos conseguir mensurar daqui dois anos, prazo para que toda a metodologia proposta seja implantada em sua totalidade”, observa.
De acordo com o prefeito, o enfoque não é apenas no aluno, mas em toda a rede pública municipal, melhorando o espaço geral, o acesso à internet, realizando melhoria no espaço físico da escola, adequando a escola aos padrões do século XXI, colocando a escola na era digital. “A nossa ordem é o avanço em todos os segmentos da administração pública, mas com foco especial para a educação, para que nossas crianças sejam, desde cedo, preparadas para um futuro com qualidade e competitividade”, diz o prefeito.
A proposta do prefeito tem a adesão dos pais. “Essa iniciativa em trazer para nossos filhos uma das melhores apostilas em termos de ensino, é extremamente importante. Uma educação de qualidade vai refletir no futuro de nosso município e deve ser prioridade não somente em nosso município, mas em nível nacional”, disse Kelli Oliveira.
“Tenho certeza de que a apostila vai contribuir e muito para o aprendizado de nossos filhos. Eu espero que cada vez mais possa se investir em educação para que futuramente possamos colher os frutos desse investimento”, conclui a mãe.