A terceira edição da Operação Nhapecani, realizada pela Polícia Militar, divulgou um balanço das ocorrências registradas. . Foram abordadas 33.984 pessoas e efetuadas 156 prisões e 41 apreensões. Vistoriaram 19.476 mil veículos, dos quais 466 foram apreendidos e nove recuperados. Mais de 10 quilos de maconha, quase um quilo de cocaína e 11.149 pedras de crack também foram encontrados e 20 armas de fogo apreendidas.
A operação foi fealizada no último final de semana e funcionou das sete horas de sábado (09/03) e terminou às sete horas deste domingo (10/03). Durante as 24 horas de operação todas as pessoas que tentaram sair ou entrar no estado foram abordados. Para isso, mais de 6 mil agentes de segurança pública participaram da Nhapecani, foram de policiais civis, federais, rodoviários federais e estaduais e integrantes da Receita Federal todos envolvidos nessa megaoperação.
O objetivo é reduzir a incidência de crimes violentos contra a pessoa (homicídios, latrocínios e lesões corporais) e contra o patrimônio (furtos e roubos), assim como os casos de roubos e furtos em veículos e estabelecimentos.