22/08/2023
Obituário

Falece a religiosa Irmã Pauline Haider

imagem-49790

Faleceu nesta sexta feira, dia 15 de março, em Viena, na Áustria, a religiosa Irmã Pauline Haider.

A irmã Pauline Haider nasceu em Hall no Tirol-Austria no dia 24 de agosto de 1939. É a filha mais nova de uma família muito religiosa e de grande espírito de solidariedade com o sofrimento, especialmente dos mais pobres. Teve 6 irmãos entre eles: uma religiosa de vida contemplativa e um irmão padre.

Em 1970 consagrou-se a Deus como Irmã da Caridade Social. No dia 14 de fevereiro de 1974 foi enviada em missão para o Brasil, na Diocese de Guarapuava, onde atuou por vários anos na Pastoral Vocacional; Trabalhou na Comunidade São Luis, coordenando a Creche Lar João Paulo II. Nesse período articulou a construção de 147 casas para famílias de baixa renda e coordenou a construção da Igreja São Luis Gonzaga.

De 1997- 2007 irmã Pauline esteve presente no Bairro Novo – Curitiba. Lá, iniciou e coordenou o Projeto Mutirão com seis linhas de ação, sendo uma das atividades o trabalho com os catadores de reciclável. Esta foi um de suas ultimas atividades e pela qual muito se empenhou, preparando lideranças que hoje dão continuidade a esta missão.

Irmã Pauline contribuiu muito na formação religiosa e acompanhamento de casais e outras pessoas que buscavam uma orientação espiritual e humana. Orientou diversos retiros para leigos, religiosos e sacerdotes.

Sua grande obra aqui no Brasil foi a formação das primeiras Irmãs brasileiras, construindo assim os fundamentos da Comunidade das Irmãs da Caridade Social. Em 2008 irmã Pauline voltou para a sua terra natal, Áustria para tratamento de saúde.

No próximo dia 22 de março, sexta-feira, será celebrada uma missa em sua memória, às 19h30, no Santuário Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Bonsucesso.

A informação foi repassada pelas religiosas da Caridade Social. Leia o comunicado na íntegra.
Queridas amigas e queridos amigos,
A nossa querida Irmã Pauline Haider voltou para a Casa do Pai nesta madrugada do dia 15 de março de 2013, em Viena, na Austria.
Estamos tristes e ao mesmo tempo confiantes, pois ela realizou até o fim a sua missão e nos edificou com seu testemunho de vida. Ela deixou para nós irmãs e para todos os amigos uma carta testamento na qual ela diz:
"Não fiquem tristes porque toda a minha vida foi uma preparação para este momento do encontro definitivo com o Senhor da Vida que tanto me amou e me cumulou de graças e bênçãos".
Ela pediu que rezássemos nesse momento o Salmo 27 que expressa o seu mais profundo desejo de estar com Deus.
"Uma coisa peço a Javé, e a procuro: é habitar na casa de Javé todos os dias de minha vida para gozar a doçura de Iahweh e meditar no seu templo.“ Sl 27, 4
Aqui no Brasil vamos celebrar uma missa em sua memória para qual gostaríamos de convidá-los.
Será no dia 22 de março às 19 e trinta horas no Santuario de nossa Senhora Aparecida, Bairro Bonsucesso.
Um abraço,
Irmãs da Caridade Social

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.