Os consantes apagões que vem acontecendo em Guarapuava provocaram a aplicação de multa de R$ 500 mil aplicadas pelo Procon contra a concessionária Rede Força e Luz. A decisão foi tomada após o órgão considerar que os esclarecimentos feitos pela concessionária tenham sido insuficientes.
“Independente do ocorrido, diversos consumidores sofreram danos pela queima de aparelhos eletrônicos, alimentos estragados, elevadores paralisados, hospitais com energia apenas de emergência, entre outros. Desta forma, é de responsabilidade da concessionária de energia
elétrica observar o princípio da continuidade do serviço público”, afirma o coordenador do Procon, Alfeu Kramer, por meio da assessoria de imprensa da Prefeitura.
Segundo Kramer, o Código de Defesa do Consumidor sustenta que os consumidores devem receber, de forma adequada e eficaz, a prestação dos serviços públicos em geral. “Os consumidores lesados pelos apagões devem procurar o Procon de Guarapuava. O prazo para solicitar o ressarcimento de um aparelho danificado é de cinco anos e não somente de 90 dias, como informa a resolução da Aneel”, destaca, esclarecendo que a companhia tem 10 dias para recorrer após recebimento da notificação, encaminhada ontem (20).
Os três últimos apagões, sempre nos finais de semana, segundo a concessionária, foram provocados, primeiro, por um gato que teria provocado curto circuito na subestação da Copel; depois porque um carro bateu contra um poste e, por último, por vandalismo.
A REDE SUL DE NOTICIAS procurou a Companhia Força e Luz, que afirmou não ter conhecimento sobre as multas e que a aplicação das mesmas por parte do Procon seriam ilegais.