22/08/2023
Cotidiano

Mais de 800 atores se preparam para a Paixão de Cristo, em Guarapuava

Após dois meses de ensaios semanais nas paróquias da cidade, a encenação da Paixão de Cristo chega aos últimos preparativos. De acordo com a assessoria de imprensa da Diocese, produtora do evento neste ano, um palco com 1.300 metros quadrados dará espaço para mais de 800 atores e figurantes. Cenários, figurinos, som, iluminação, tudo  está sendo preparado.

A Praça da Fé, local onde a saga de Cristo será mostrada terá dois ensaios geral, na quarta (27) e quinta-feira (28) às 19h, já no palco. A encenação será às 20 horas desta Sexta-Feira Santa.

O tema deste ano será “A Cruz de Cristo e os crucificados de hoje”. Segundo Jeverson Dranski, um dos coordenadores, a apresentação será fundamentada no texto bíblico e com foco teológico, catequético, celebrativo e oracional. “Vamos ser mais fiéis ao texto bíblico, sem fugir dos relatos do evangelho. Não podemos esquecer que a encenação é um instrumento de evangelização. A bíblia vai ser o fio condutor mas haverá uma adaptação para os dias atuais – Quem são os crucificados de hoje? A parte poética e romantizada da encenação será um acessório”, disse ele por meio da assessoria de imprensa da Prefeitura.

Segundo o padre Claudemir Didek, da coordenação do evento, “o caráter celebrativo da encenação fará com que as pessoas estejam envolvidas, sentindo-se parte dela”.

Para o artista Alex Kua, responsável pelo cenário do evento, como já aconteceu em anos anteriores, os espectadores podem esperar muito realismo. “Além disso, a beleza natural da pedreira será incorporada ao espetáculo, fazendo com que as atenções não sejam voltadas apenas para o palco", afirmou.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.