22/08/2023
Cotidiano

Aumenta a procura por agências especializadas em diaristas

Um dia após a aprovação da PEC das Domésticas pelo Senado, as agências de empregadas e diaristas ouvidas pelo G1 afirmam que já têm sido consultadas a respeito do assunto. Segundo as empresas, a procura vem sendo registrada desde o começo do ano. As ligações são tanto de patrões que pensam em substituir a atual empregada por uma diarista, por exemplo, como de domésticas querendo entender o que vai mudar na vida delas.

A proposta aprovada pelo Senado amplia os direitos trabalhistas das domésticas, que passam a ter direito a receber horas extras e ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Diaristas, no entanto (empregados que trabalham na casa até duas vezes por semana), não se enquadram nas novas regras.

“Quando a notícia começou a aparecer, há mais de um mês, muita gente começou a ligar. Tem cliente que não trabalhava fora e tinha empregada doméstica e já resolveu mandar embora para contratar diarista”, conta Cláudia Moreira, proprietária da agência Elite Brasil, que atua em São Paulo há oito anos. “Hoje mesmo recebi o pedido de uma cliente que não trabalha fora e vai substituir a empregada que dorme em casa.”

Com G1

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.