Normal
0
21
false
false
false
PT-BR
X-NONE
X-NONE
MicrosoftInternetExplorer4
Construída há 57 anos, a ferrovia que corta Guarapuava em vários pontos da cidade tornou-se uma ameaça para a segurança de milhares de pessoas que moram em áreas próximas e também dos veículos que trafegam pelos cruzamentos. Esta é uma das preocupações do vereador Cleto Tamanini, que está gestionando junto às empresas responsáveis a retirada do traçado da área urbana.
Tamanini fez contato pessoalmente com as empresas Vega e Valec, responsáveis pelo estudo de viabilidade técnica, econômico e ambiental da ferrovia Cascavel/Paranaguá, e também enviou uma solicitação formal, através de requerimento aprovado pela Câmara Municipal. A meta é fazer um reestudo, retirando o trajeto do centro da cidade.
Segundo o vereador, da forma como está hoje, a linha férrea criou um divisor num longo trecho, do Bairro dos Estados, onde se encontra a estação ferroviária, passando pelos fundos do Parque do Lago, na zona central da cidade, até descer para o Jordão. Nesse caminho, há diversos cruzamentos perigosos ou moradias rente às faixas de segurança da ferrovia, nem sempre tão seguras assim.
Desenvolvimento com segurança
Cleto ressalvou que é plenamente favorável às ferrovias, mas neste caso, em particular, vale a pena analisar alternativas que garantam a comodidade da população, o fluxo do trânsito e o desenvolvimento nas regiões hoje abrangidas pela ferrovia.
“Os comboios de vagões são muito grandes, o trânsito fica parado por longo tempo nestes cruzamentos e há risco constante de acidentes. A ferrovia, passando pelo perímetro urbano, está atrapalhando o desenvolvimento e acredito numa solução que seja boa para todos” argumentou o vereador.
Com Assessoria
/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-qformat:yes;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:10.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:115%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Calibri”,”sans-serif”;
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-fareast-font-family:”Times New Roman”;
mso-fareast-theme-font:minor-fareast;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-bidi-font-family:”Times New Roman”;
mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}