Os três estados do Sul estão trabalhando juntos em Brasília para defender interesses comuns aos governos da região. Os representantes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul se reuniram na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados, que tratou da reativação da Superintendência de Desenvolvimento da Região Sul (Sudesul).
O secretário de Representação do Paraná, Amauri Escudero Martins, afirmou a parceria. “A retomada da Sudesul é importante e tem o apoio do Governo do Paraná. Mas é preciso que exista um fundo para investimentos e forte articulação para que os projetos regionais tenham maior atenção na execução do orçamento nacional”.
Os representantes da região apresentaram uma pauta de prioridades ao secretário executivo de Articulação Nacional do governo federal, João Matos. Nela continham pedidos como controle fitossanitário e de zoonoses das fronteiras, a exploração do gás de xisto, a implantação do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron) e o Fundo de Participação dos Estados (FPE).