Ações de cooperação com instituições do exterior filiadas à Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) se tornaram um dos assuntos da reunião da Câmara de Internacionalização que reuniu as universidades estaduais e municipais brasileiras. O encontro faz parte do 52º Fórum Nacional de Reitores que segue até esta sexta ferira (19), em São Luís, Maranhão.
O encontro conta com a participação de 22 estados e do Distrito Federal, com apoio local da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). A Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) também participa do evento com a presença do reitor, Aldo Nelson Bona, e do diretor de Comunicação Social, Marcio Fernandes.
Uma das explanações durantes os dias do fórum foi a produção de um amplo diagnóstico sobre a inserção internacional das 41 instituições de ensino superior (IES) associadas à entidade. Os resultados dessa pesquisa deverão ser apresentados no próximo encontro da Abruem, de 16 a 19 de outubro deste ano, em Foz do Iguaçu (PR). Esta edição em Foz será realizada em conjunto com a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), que congrega as sete universidades estaduais do Paraná.