O fim de semana será de mobilizações contra a PEC 37 em Londrina. No sábado, 20 de abril, o Ministério Público promoverá, a partir das 10 horas, uma passeata. A caminhada terá início no calçadão central da cidade e seguirá até a praça Primeiro de Maio (Concha Acústica), onde será realizado ato público contra a Proposta. A intenção é coletar assinaturas e mobilizar a sociedade para conscientizar a população sobre os riscos de aprovação da PEC. Autoridades e entidades da sociedade civil organizada confirmaram participação.
No domingo (21), será realizado “adesivaço” contra a PEC 37, às 15 horas, na entrada do Estádio do Café, antes do jogo do Londrina pelo campeonato estadual.
No último fim de semana, voluntários da campanha contra a PEC em Londrina fizeram uma manifestação pública no calçadão da cidade. Mais de mil e quinhentas assinaturas contra a Proposta foram colhidas na ocasião. As atividades iniciaram na cidade no dia 7 de abril, com a realização de uma audiência pública, que contou com a presença de autoridades, representantes de instituições públicas e privadas, além da população.
Umuarama – Nesta sexta-feira, 19 de abril, haverá ato público contra a PEC 37 em Umuarama, no noroeste do estado. O evento será às 18h30, na praça Miguel Rossafa. A manifestação está sendo promovida pela Promotoria de Justiça da cidade em parceria com a Associação Comercial de Umuarama. São esperadas autoridades, representantes da diocese, do comércio, do MPF, do MPT e a população em geral. Haverá manifestações em um carro de som e coleta de assinaturas contra a PEC 37.
Na próxima semana também estão previstas manifestações contra a Proposta nos seguintes locais:
Antonina – Audiência pública contra a PEC será realizada na terça-feira, 23 de abril, às 17 horas, no Teatro Municipal da cidade. Estarão reunidos representantes da sociedade civil, como associação de moradores, igrejas, escolas, conselhos, imprensa local e autoridades locais. Após a audiência, será promovida uma carreata pela cidade com faixas, cartazes e carro de som para alertar a população. Veja matéria completa.
Assis Chateaubriand – Está marcada uma sessão extraordinária sobre a temática da PEC 37 na Câmara Municipal. A sessão será na quinta-feira, 25 de abril, às 20h. Na ocasião, promotores de Justiça irão expor os motivos pelos quais o MP é contrário à PEC e o retrocesso que a proposta representa à sociedade. Toda a comunidade está convidada a participar. Também está programada uma passeata para sábado, 27 de abril, às 9h, no centro da cidade. Voluntários da campanha contra a PEC 37 irão às ruas levar informações aos cidadãos e pedir o apoio da população no abaixo-assinado contra a Proposta.
Arapongas – Será realizada audiência pública do Movimento Paraná Sem Corrupção, em que será abordada a PEC 37. O evento será na sexta-feira, 26 de abril, das 8h30 às 13h, no teatro Vianinha.
Campo Mourão – No sábado, 27 de abril, às 10 horas, em frente à Praça da Igreja Matriz, será realizada uma mobilização envolvendo representantes de todas as faculdades locais. O objetivo é mobilizar a sociedade contra a PEC 37 e coletar assinaturas para a moção de repúdio à Proposta.
Foz do Iguaçu – promotores de Justiça estão visitando escolas e universidades para sensibilizar estudantes e professores sobre os riscos que a PEC 37 representa à sociedade. Eles também pretendem estimular a comunidade escolar e universitária a manifestarem seus votos contrários à Proposta por meio do abaixo-assinado.
Balanço da semana:
Em São Miguel do Iguaçu, os promotores de Justiça do município e da cidade de Medianeira promoveram no salão do Júri, no Fórum de Justiça da cidade uma audiência pública com participação da população, representantes dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, da polícia militar e do Observatório Social. Os promotores locais falaram sobre as conseqüências de uma possível aprovação da PEC e sobre a importância da mobilização da sociedade.
Em Nova Esperança, a Associação Comercial e Empresarial do município (ACINE) mobilizou a sociedade para um ato público contra a PEC na quarta-feira (17), na sede da instituição. Os promotores de Justiça da comarca destacaram a importância da atuação do Ministério Público e da mobilização da sociedade para que a Proposta não seja aprovada. Participaram do encontro autoridades, representantes do Conselho Tutelar, o presidente da subseção OAB/Nova Esperança, o juiz da Vara Criminal da comarca, diretores de escolas, advogados e a população em geral. Todos os presentes assinaram a moção em repúdio à PEC 37.
Em Apucarana, os promotores de Justiça participaram, na quarta-feira (17), de um programa, ao vivo, na Rádio Nova AM para esclarecer os perigos da aprovação da PEC 37 para a sociedade e a importância da mobilização da população contra a Proposta.
Em Campo Mourão, foi promovido nessa semana, durante o V Congresso Científico da Região Centro-Ocidental do Paraná (CONCEPAR), um debate para os estudantes da região sobre o Ministério Público e a PEC 37. Participaram das discussões os promotores de Justiça da comarca e uma delegada de polícia.
Com assessoria/MP-PR