Professores e funcionários de escolas da rede estadual de ensino do Paraná devem paralisar as atividades na quarta-feira (24). A manifestação é organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e pelo Sindicato das Associações dos Professores do Paraná (APP-Sindicato).
No estado, o protesto tem como foco, além das pautas nacionais – como a implantação do novo Plano Nacional de Educação -, pedir mudanças no atual sistema de atendimento à saúde dos professores. Eles querem ainda a mudança da data-base da categoria, reajuste diferenciado para os funcionários, debate da matriz curricular e a realização de concursos públicos.
Em Curitiba, a concentração dos educadores será em frente ao Palácio Iguaçu, a partir das 9h. No início da tarde, eles prometem fazer um funeral simbólico do SAS. Em seguida, eles seguirão para a Assembleia Legislativa, onde devem acompanhar a votação dos projetos de lei que tratam das horas-atividade e da carreira dos funcionários da educação. Também estão previstas mobilizações em outras 18 cidades, entre elas Londrina, Maringá, Cascavel e Toledo.