Mesmo com a disponibilidade de cursos de qualificação gratuitos e o alto número de vagas no município, a demanda por qualificação é considerada baixa. De acordo com Sandra Brezinski Soares, coordenadora de educação do SENAI de Guarapuava, a procura por cursos no SESI fica aquém do número de vagas ofertadas. Este fato acontece mesmo com a oferta de cursos gratuitos, como o do Pronatec do Governo Federal, por exemplo.
Um fato que chama atenção é que o curso que tem menos pessoas interessadas é o de construção civil, um dos que oferecem mais postos de empregos no munícipio.
Outro dado que serve de parâmetro são os da Agência do Trabalhador. Diariamente, são disponibilizadas cerca de 70 vagas de emprego em diversas áreas. Porém, de acordo com Alberto Campos, diretor da agência, está cada vez mais difícil achar mão de obra qualificada para ocupar os cargos oferecidos. “O mercado de trabalho está cada vez mais exigente. Além da qualificação, as pessoas precisam de experiência”, explica.
Segundo Campos, entre as profissões que é mais difícil achar pessoas especializadas estão costureiras, metalúrgicos e operadores de máquinas pesadas. Cursos estes que também são oferecidos pelo SESI.
Normal
0
21
false
false
false
PT-BR
X-NONE
X-NONE
/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:10.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:115%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Arial”,”sans-serif”;
mso-ascii-font-family:Arial;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-hansi-font-family:Arial;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-bidi-font-family:”Times New Roman”;
mso-bidi-theme-font:minor-bidi;
mso-fareast-language:EN-US;}