22/08/2023




Cotidiano

Dia das Mães eleva tráfego de encomendas de e-commerce nos Correios

Guarapuava – A proximidade do Dia das Mães faz crescer o tráfego de produtos originados do comércio eletrônico nos Correios. A expectativa da empresa é que, no mês de maio, cerca de 873.500 produtos vendidos pela internet sejam movimentados, o que representa um crescimento de 15% em relação ao mesmo período de 2008, quando trafegaram 760 mil encomendas desse tipo. Tais números colocam o Mês das Mães como o segundo período de maior fluxo na área de e-commerce, ficando atrás somente do Natal.
Dados da E-bit, consultoria de marketing on-line especializada na pesquisa do comércio eletrônico no Brasil, revelam que o segmento movimentará R$ 450 milhões entre os dias 25 de abril e 9 de maio, o que significa um crescimento de 20% em relação ao mesmo período em 2008, quando o faturamento foi de R$ 380 milhões.
Os bons resultados do comércio eletrônico se refletem no aumento da sua participação dentro do tráfego total dos Correios ao longo dos anos. Em 2006, o e-commerce era responsável por 3,9% do total de encomendas movimentadas pela Empresa. Em 2007, essa fatia se ampliou para 4,9%, saltando para 6% em 2008. A previsão é que a margem suba para 7% em 2009.
Entre os produtos mais procurados para este Dia das Mães estão livros e artigos de saúde e beleza. A expectativa é que um total 11 milhões de encomendas — entre SEDEX, PAC e e-SEDEX — trafeguem nos Correios durante todo o mês de maio.

Outras formas de atuação
Além de entregarem encomendas de e-commerce, os Correios também atuam na venda de produtos pela internet. O CorreiosNet Shopping é um site de hospedagem de lojas virtuais, que oferece pesquisa de produtos e rastreamento de pedidos, com a garantia de entrega dos Correios. Já a loja virtual Correios Online, que oferece artigos da ECT, é uma das pioneiras na área de comércio eletrônico no Brasil – completando 11 anos de atividade em 2009. Os dois serviços podem ser acessados pelo portal dos Correios (www.correios.com.br).
Outra forma de atuação dos Correios na área de e-commerce é a Logística Integrada (CorreiosLog), serviço com o qual a empresa atua na armazenagem, separação e empacotamento do pedido, além do seu despacho.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo