22/08/2023

Candidato a deputado pela situação é a grande incógnita

A grande incógnita no cenário político de Guarapuava é quem será o candidato a deputado pelo grupo hoje liderado pelo prefeito Cesar Silvestri Filho (MD). Muitos correligionários defendem a vinda do secretário de Governo, Cezar Silvestri como candidato, o que colocaria uma pedra na eleição de Bernardo Ribas Carli. Silvestri, porém, costuma dizer que não deseja mais ter um cargo eletivo, apesar de todas as insistências. Na última sexta-feira (26), durante jantar com o governador Beto Richa, em Reserva do Iguaçu, ele teria repetido essa decisão numa roda de conversas. Aí surge o nome da secretária de Assistência Social, Cristina Rauen Silvestri. Outros nomes dentro do grupo também reunem potencial para uma possível candidatura.

Enquanto isso, Bernardo já decidiu o que deseja e aprofunda contatos com prefeitos e outras lideranças da região. Artagão Junior (PMDB) também reserva o seu espaço para o retorno à Assembleia Legislativa.

No grupo oposicionista o nome em evidência é do médico Antenor Gomes Lima. Como ele caiu nas graças do povo nas últimas eleições municipais e deu um salto no percentual de votos conquistados pelo PT em Guarapuava, surge também como potencial candidato a prefeito em 2016. Não sei se valeria a pena iniciar um mandato, se eleito, e depois retornar como candidato a prefeito, já que se trata de uma  conduta que ele sempre contrariou. A "carta na manga" é o nome do vereador Cleto Tamanini, que já postula uma pré candidatura. Isso sem falar nos costumeiros "paraquedistas" que aterrisam em grande número em épocas de eleições. Além do mais, pregar o voto útil em Guarapuava é um chavão que não cola mais.  

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo