Da Redação, com assessoria
Curitiba – O Paraná iniciou nesse domingo ( 1º), a primeira etapa de vacinação de bovinos e búfalos contra a febre aftosa. A expectativa do Governo do Estado é que 4,1 milhões de cabeças sejam vacinadas até 31 de maio, quando termina a campanha.
Devem ser imunizados animais com até 24 meses de idade, de acordo com a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), órgão responsável pela gestão da campanha contra febre aftosa no Estado.
Depois de vacinar o rebanho, o criador tem até o dia 31 de maio para comprovar a aplicação do medicamento. Quem não comprovar estará sujeito à multa de R$ 915,70 para produtor com até 10 animais na idade para vacinação obrigatória. Para quem tiver mais de 10 animais em idade obrigatória e não vacinados, estará sujeito à multa de R$ 91,57 por animal não vacinado.
REGISTRADOS
A Adapar recomenda comprar a vacina diretamente nos estabelecimentos registrados e autorizados pela Agência. A vacina deve ser mantida entre 2 e 8 graus, tanto no armazenamento e transporte, quanto durante o processo de vacinação do gado.
A Agência recomenda, também, adquirir a vacina nas datas mais próximas da aplicação planejada, evitando assim o armazenamento na propriedade por períodos prolongados. Esta medida diminui os riscos que podem comprometer a qualidade e a eficiência da imunização durante a vacinação.