Mesmo com as lixeiras ao redor de todo o Parque do Lago, o guarapuavano parece preferir jogar lixo em torno do ponto turístico do que no local apropriado. Do corpo de garis que trabalham em Guarapuava, 10 foram mandados para cuidar da limpeza do Centro neste feriado do Dia do Trabalhador (01), 5 para a Lagoa das Lágrimas e 10 ao Parque do Lago. Porém, mesmo com o número concentrado em um só local, não foi o suficiente para dar conta de todo o lixo que está espalhado pelo parque.
De acordo com Alessandra Omacheski, uma das garis que estavam de plantão no Parque do Lago, nem as lixeiras extras cedidas pela prefeitura serviram para que o guarapuavano jogasse o lixo no lugar correto. "As vezes a gente ta juntando o lixo e uma pessoa passa e joga do nosso lado ao invés de jogar na lixeira", explica.
Além disso, sacolas plásticas e latinhas de refrigerante, por exemplo, podem ser encontradas dentro do próprio lago e não apenas ao seu redor. "As pessoas parecem que não veem as lixeiras em cada canto do parque´, pontua.