22/08/2023

Pode parecer pouco, mas não é

imagem-52145

O governador Beto Richa assinou, no Palácio Iguaçu, a a lei que isenta o ICMS do óleo diesel usado no transporte público. A medida vai atender 5 milhões de usuários de 21 cidades.  Como sugestão, Richa disse que o governo federal pode seguir o exemplo do Paraná e isentar a Cide, Cofins e PIS na venda de óleo diesel e outros insumos do transporte. Essas medidas  reduzirão  em até 25% o valor final da passagem.  Segundo o governador,  o  Paraná abre mão  de R$ 38 milhões por ano em arrecadação do ICMS. 

Guarapuava e outras cidades com número de habitantes superior a 150 mil devem ter a passagem de ônibus reduzida em até R$  0,05. À primeira vista, o valor pode parecer irrisório, mas somando o custo no final de cada mês, esses centavos farão a diferença no bolso do trabalhador.

A manifestação de associações de moradores e de outras entidades populares estampando em faixas o agradecimento, durante  a assinatura da isenção, é um exemplo real do benefício.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo