22/08/2023
Geral

Guairacá reúne acadêmicos, professores e profissionais

imagem-52239

Na noite desta quarta-feira (08), a Faculdade Guairacá, por intermédio do Colegiado de Ciências Biológicas, promoveu a Conferência Livre do Meio Ambiente. A reunião teve como objetivo divulgar e discutir sobre a IV Conferência Nacional do Meio Ambiente, que será realizada em outubro desse ano com o tema “Resíduos Sólidos”.

A Conferência Nacional é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério do Meio Ambiente, promovida com o objetivo de buscar soluções para a eliminação dos lixões até 2014, e também, para discutir questões como produção e consumo sustentáveis, geração de emprego e renda através do aproveitamento de materiais recicláveis, redução de impactos ambientais e educação ambiental.

Segundo a coordenadora desse Projeto de Extensão na Guairacá, professora Elisangela de Souza Lima, a Conferência Livre do Meio Ambiente foi realizada com o intuito de debater temas relacionados, sensibilizar a comunidade acadêmica e gerar propostas para o problema dos resíduos sólidos. “Essa é uma responsabilidade muito grande, não só para alunos de Ciências Biológicas, mas para toda a comunidade, por isso estamos promovendo essa conferência para discutir ideias e formular estratégias que serão levadas para a Conferência Municipal, e depois, para a Conferência Nacional que acontece em Brasília”.

O palestrante da noite foi Vladson Paterneze Cunha, que possui diversas pesquisas envolvendo essa problemática ambiental, e com sua Dissertação de Mestrado intitulada “Do ‘Lixão’ ao Aterro: História das Políticas Públicas Ambientais em Guarapuava” veio levantar questões para debate.

Em seu discurso de abertura, Vladson parabenizou a Faculdade Guairacá pela iniciativa de promover a conferência sobre esse assunto de suma importância para todos. “As soluções, por mais simples ou mais absurdas que pareçam, podem ser soluções viáveis para esse problema dos resíduos sólidos”, apontou.

O evento reuniu acadêmicos e professores de diversos cursos da Guairacá, alunos de outras instituições de ensino de Guarapuava, e também, profissionais da área.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.