22/08/2023
Cotidiano

Reserva do Iguaçu lança projeto inédito de cultura e preservação ambiental

Normal
0

21

false
false
false

PT-BR
X-NONE
X-NONE

MicrosoftInternetExplorer4

 

Um projeto inédito da Prefeitura Municipal de Reserva do Iguaçu em parceria com a Banda Municipal e a Copel, irá aliar preservação ambiental com música e saúde. Através de cursos, palestras e oficinas, o projeto Troque se lixo por musica e saúde quer conscientizar a população para a coleta seletiva de lixo.

Preocupados com a grande quantidade de lixo reciclável que acaba indo parar no aterro sanitário, e buscando apoiar a cultura local, a Prefeitura propôs a Banda Municipal criar um projeto de reciclagem e coleta seletiva de materiais. Com esse programa, o objetivo é que se diminua a quantidade de lixo destinada ao aterro, fazendo com que a verba reservada para a ampliação do local seja repassada a banda.

Segundo Odair José Nunes da Silva, coordenador da Banda Municipal, educadores do Museu Regional do Iguaçu, que já detém certa experiência com o tema, irão ministrar palestras e cursos para os munícipes a respeito da conscientização e da importância da coleta seletiva de lixo. Na primeira parte do projeto, as palestras serão proferidas para os funcionários públicos do município, depois será a vez dos professores e alunos das escolas da cidade, e por ultimo o projeto será estendido a toda a população.

Caso o projeto não atinja os objetivos estipulados, a organização prevê outras medidas para que as metas sejam alcançadas. “ Se o resultado não for satisfatório nesse início, teremos uma segunda fase onde o lixo reciclável poderá ser trocado por frutas ou verduras” explicou Odair.

Ainda de acordo com o coordenador da banda, o projeto irá beneficiar não somente a música,  mas também a saúde mental dos moradores  da cidade. “ Com essa verba a mais que iremos receber poderemos comprar mais instrumentos e aumentar o número de integrantes da banda, com isso temos uma melhoria também na saúde mental dos moradores de Reserva do Iguaçu”.

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-qformat:yes;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:10.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:115%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Calibri”,”sans-serif”;
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-bidi-font-family:”Times New Roman”;
mso-bidi-theme-font:minor-bidi;
mso-fareast-language:EN-US;}

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.