22/08/2023


Geral

Assistência Social assina convênio com a Campo Real para combate às drogas

imagem-52299

Com uma média diária de cerca de 600 pessoas terminou nesta quinta-feira (09) O encontro "Dialogando em Rede", realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, na Faculdade Campo Real, em Guarapuava. Durante três dias, especialistas em políticas públicas sobre drogas expuseram o tema e provocaram debates. O resultado não poderia ser melhor, segundo avaliação da secretária Cristina Rauen Silvestri. Guarapuava, pela primeira vez, passa a enfrentar essa mazela e a buscar ações em rede, envolvendo a assistência social, a saúde, a educação, a segurança pública. 

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Cristina Rauen Silvestri, o primeiro resultado do encontro foi o convênio assinado com a Faculdade Campo Real, cursos de pós graduação e mestrado de psicologia. "Os cursos vão atender mensalmente quatro famílias que possuem problemas com drogadição em casa", disse a secretária.

O próximo passo, segundo Cristina Rauen Silvestri, será o planejamento de um projeto que vai dar sustentação às entidades existentes em Guarapuava que já trabalham com essa problemática. "Vamos organizar o Conselho Municipal de Politicas Publicas sobre Droga, cuidado legalmente da troca de denominação e criar um fundo municipal para que possamos receber recursos do Governo do Estado e fortalecer o trabalho que já existe. Essa politica será intersetorial", explicou. Atualmente, há quatro entidades que tratam da recuperação de dependentes. As famílias de usuários contonuarão a ter acompanhamentos nos CRAS (Centros de Referencias de Assistencia Social) e no CREA (Centro de Referência Especializada de Assistência Social.

Outro projeto que será implantado será o CREAS POP, também um programa do Governo Federal. Embora tenha sido disponibilizado para municipios com população acima de 250 mil o  Centro de Referência Especializado de Assistência Social para a População em Situação de Rua será uma realidade em Guarapuava. "Vamos conseguir implantar um aqui em Guarapuava", anuncia Cristina Rauen Silvestri.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo