22/08/2023


Geral

Coordenador do Proerd faz palestra sobre jovens e drogas

imagem-52310

Normal
0

21

false
false
false

PT-BR
X-NONE
X-NONE

MicrosoftInternetExplorer4

Durante o Encontro Social Responsabilidade Compartilhada, promovido pela Prefeitura de Guarapuava, a Secretaria de Assistência Social e a Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, e que aconteceu durante essa quarta e quinta feira ( 8 e 9)  na Faculdade Campo Real, o professor doutor em educação e coordenador do Proerd (Programa Educacional de Resistência as Drogas)  Dalton Gean Perovano, contou sobre os motivos que levam os jovens e crianças a entrar no mundo das drogas.

Dalton destacou a construção de conceitos sobre drogas na fase de transição da infância para a adolescência na escola, além da relação entre educação e prevenção e os discursos praticados no ambiente escolar e familiar. “As pesquisas apontam alguns fatores de risco que levam crianças e adolescentes ao vício, como cultural, social, interpessoal, psicocomportamental e biogenético. Os dados sobre o uso de drogas na fase da infância e adolescência indicam que 40% dos estudantes que participaram da pesquisa tinham bebido no mês anterior”, aponta.

O evento teve ainda palestra do médico psiquiatra José Cleber Ferreira que falou sobre dependência química e suicídio. A pós-graduada em Dependência química,Sara Massuqueto, apresentou um vídeo sobre as impressões da turma multiprofissional: a rede nos diferentes contextos de saúde e justiça. O especialista em dependência química, Líbero Mezzadri, falou sobre a família do dependente químico.

A palestra da enfermeira, Katiuscia Gabriel, apresentou o projeto: a atuação da família e a assistência interdisciplinar no idoso perante a dependência química. Já a coordenadora de Saúde Mental do Caps, Vanderléia Schinemann, destacou a atuação do trabalho em rede.

 

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-qformat:yes;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:10.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:115%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Calibri”,”sans-serif”;
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-fareast-font-family:”Times New Roman”;
mso-fareast-theme-font:minor-fareast;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-bidi-font-family:”Times New Roman”;
mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo