22/08/2023



Educação

Guarapuava terá o primeiro Parque Escola Municipal do Paraná

imagem-52364

Na próxima quarta-feira (15), acontecerá o lançamento do Parque Escola, programa estadual das secretarias de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e de Educação. Guarapuava será a primeira cidade a receber uma sede municipal. O secretário do Estado de Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, o prefeito Cesar Silvestri Filho, o presidente do IAP (Instituto Ambiental do Paraná), Luiz Tarcísio Mossato Pinto, e o diretor de Biodiversidade e Áreas de Proteção, Guilherme Camargo, vão participar do evento, que está marcado para 10h, no Centro de Educação Ambiental, que fica no Parque das Araucárias.

Após o lançamento, a partir das 14h, haverá a explanação da metodologia do programa a diretores e pedagogos. “O intuito dessa formação é fazer com que os participantes repassem os métodos de trabalho e objetivos do programa aos demais funcionários das escolas onde trabalham”, explica o secretário Municipal do Meio Ambiente, Celso Araújo. Segundo ele, o Parque Escola irá beneficiar estudantes e população em geral de Guarapuava e região, através de educação ambiental, além do suporte e ampliação da pesquisa científica. “A parceria que estamos realizando com o Estado fará com que a população aumente seu conhecimento em relação ao meio ambiente. Também queremos que a comunidade saiba que a Unidade de Conservação Parque das Araucárias está à disposição de todos”.

Parceria entre Município e Estado

Para que receba um Parque Escola, o município deve ter uma unidade de conservação com biodiversidade, ecossistema existente e localização dentro ou próximo ao perímetro urbano. “Técnicos da SEMA e do IAP vieram até a cidade e constataram que nossa Unidade de Conservação possuía essas características. Assim, o Parque das Araucárias se tornou a primeira Unidade de Conservação Municipal a receber o Parque Escola”, reforça Celso Araújo. “Há outros Parques, mas todos estão dentro de unidades estaduais sob a coordenação do Governo do Estado. O diferencial em Guarapuava é que será em uma unidade de conservação municipal, com gestão da prefeitura”, finaliza.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo