22/08/2023
Geral

Guarapuava é considerada referência no combate às drogas

imagem-52374

Guarapuava sai na frente no enfrentamento ao combate às drogas e o trabalho promete ser modelo para outros municípios. A afirmação foi feita pelo coordenador estadual de políticas públicas sobre drogas, Carlos Alberto Peixoto Baptista que abriu o encontro “Dialogando em Rede”, realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em Guarapuava. Foram três dias de qualificação para agentes e representantes de entidades especializadas na área, nesta semana.

O trabalho vai envolver também as secretarias municipais de Saúde e Educação e segurança pública. “O mérito de tudo isso e da proposta de encarar o problema das drogas como uma questão de saúde pública é do prefeito Cesar Filho e da secretária de Assistência Social, Cristina Silvestri. Foi muito bom verificar que as entidades, a Prefeitura, o Estado estão interessados em resolver esse problema”, disse Peixoto à REDE SUL DE NOTICIAS.

De acordo com o coordenador, o problema gerado pelo tráfico e consumo de drogas sempre existiu, mas passou a ter maior visibilidade com o surgimento do crack que trouxe demandas mais graves. O preço acessível, a dependência rápida, a redução da idade na entrada do vicio são alguns desses fatores. “Os jovens estão se inserindo cada vez mais cedo no mundo das drogas e é preciso estancar isso”, afirmou.

A prevenção a partir de campanhas educativas e permanentes em escolas, o acolhimento às vítimas das drogas, a geração de oportunidades, o acompanhamento familiar são alguns elos que compor a rede de enfrentamento proposto pela atual administração municipal de Guarapuava.
“Nós acreditamos que o ser humano sempre tem solução e temos exemplo concretos de pessoas que eram dependentes e que hoje são pessoas produtivas e que contribuem na recuperação de outras. Mas para isso é preciso que haja o comprometimento da sociedade como um todo e é isso que estamos vendo em Guarapuava”, assegurou.

MATÉRIA RELACIONADA

Assistência Social assina convênio com a Campo Real para combate às drogas

Cristina Silvestri defende inclusão de disciplina sobre os perigos das drogas

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.