22/08/2023
Geral

Secretaria e Cohapar cadastram moradores de Turvo no Família Paranaense

A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social cadastrou, em parceria com a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), famílias prioritárias do programa Família Paranaense no município de Turvo. Dos 10 municípios da regional de Guarapuava, no Centro-Sul do Estado, nove são cidades prioritárias para implantação do programa, que irá atender 1.044 famílias em situação de extrema vulnerabilidade social na região, até o fim do ano.

Em Turvo, o cadastro foi feito quinta-feira (9), na Vila Jaime. Serão beneficiadas 135 famílias com moradia, mas outras também serão contempladas com ações do programa. “Mais que uma moradia, queremos melhorar a qualidade de vida destas famílias e contribuir para a sua emancipação. Isso vai acontecer por meio do trabalho conjunto de várias áreas do Governo do Estado”, afirmou a coordenadora do programa, Letícia Reais.

O projeto abrange a requalificação urbana e regularização fundiária, com infraestrutura. O Família Paranaense é coordenado pela Secretaria da Família e Desenvolvimento, com o envolvimento de 17 secretarias e companhias estaduais. O programa pretende erradicar a pobreza e dar oportunidade às famílias de melhorarem suas condições de vida. A meta é atingir 100 mil famílias até o final de 2014.

Já foram direcionados cerca de R$ 618 mil para aquisição de equipamentos, apoio às equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e para a efetivação do Afai – Atenção às Famílias dos Adolescentes Internados, que é uma das modalidades do programa. Os recursos são provenientes do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas) e do Fundo da Infância e Adolescência (Fia) sendo destinados aos municípios para aprimorar a sua gestão visando o melhor atendimento das famílias em situação de vulnerabilidade.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.