22/08/2023
Cotidiano

Motoristas reclamam do tráfego de skatistas entre carros em Guarapuava

Diariamente é possível ver meninos e meninas se arriscando em manobras de skate entre os carros que circulam em Guarapuava. De acordo com a técnica em meio ambiente Natália Ferrari, que passa todos os dias com seu carro pela XV de Novembro, os skatistas colocam em risco não só a sua própria segurança como também a de todos os motoristas que estejam por perto. “Eles aproveitam para ficar fazendo manobras bem na nossa frente quando o sinal está fechado. Quando o sinal abre alguns correm para a calçada, mas outros continuam no meio da rua mesmo que a gente acelere para passar”, conta.

Além disso, de acordo com engenheiro de tráfego da SURG, César Sanches, esse é um problema antigo na cidade que está se agravando significativamente. “Nós estamos para definir procedimentos que alertem as pessoas sobre esse tipo de caso nas ruas. Depois disso, em um segundo momento, poderá haver futuramente até a apreensão dos skates ou patinetes, por exemplo, de quem circule nas vias”, pontua.

Contudo, de acordo com Francieli Santos, uma das skatistas da cidade, os amantes do esporte só se obrigam a andar nas ruas pela falta de pistas apropriadas em Guarapuava. “A gente só tem a pista do Parque do Lago para andar. Muitos de nós moramos longe também, então não dá para ir para o lago todos os dias. Daí o jeito é andar na rua ou nas calçadas mesmo”, conta.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.