22/08/2023
Geral

Quase 60 mil TE são cancelado no Paraná

No Paraná, a Justiça Eleitoral cancelou 59.817 títulos de eleitores, todos por, nos últimos três pleitos, não votaram e nem justificaram a ausência. Para não ter o título suspenso, os eleitores deveriam ter regularizado a situação em um cartório eleitoral até 25 de abril deste ano.

Em todo o Brasil, segundo o TSE, foram cancelados 1.354.067 títulos. As faltas são contabilizadas por turno, ou seja, se um eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turno de uma mesma eleição, a Justiça Eleitoral considera duas faltas. Os eleitores menores de 18 anos, maiores de 70 anos e os analfabetos não tiveram o título cancelado.

A legislação brasileira estabelece que aquele que tiver o título cancelado, além de não poder votar, pode ser impedido de tirar passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público, tomar posse em cargo público e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.

Ainda é possível regularizar a situação. O eleitor precisa ir a um cartório eleitoral  e pagar multa de R$ 3,50 por turno.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.