22/08/2023
Geral

Em Irati, possível mudança em sentido de rua gera atrito entre prefeitura e comerciantes

imagem-52903

Os comerciantes que tem lojas no Centro de Irati vêm discutindo com a prefeitura e autoridades do Conselho de Trânsito sobre a possível mudança no sentido da Rua 19 de Dezembro. O pedido surgiu após a mudança no sentido da mesma rua em 2010, pelo ex-prefeito Sérgio Stoklos. De acordo com os comerciantes da região, o sentido da rua teria sido mudado sem que os comerciantes fossem consultados. Airton José Blanski, que tem comércio no Centro da cidade, relata que depois da mudança a dois anos atrás, o movimento em sua loja diminuiu. “Geramos empregos diretos e indiretos e pagamos para conservar nossas calçadas e até o asfalto que passa em frente ao nosso comercio só que na hora de mudar o sentido da rua ninguém nos consulta. A rua foi transformada em via rápida e nós perdemos com isso”, pontua.

Após uma reunião realizada na prefeitura da cidade na última terça-feira (21) com comerciantes e autoridades locais, ficou decidido que será realizado um estudo aprofundado sobre a mudança de sentido na rua e que dentro de 60 dias será dado um parecer sobre o caso.

Caso a rua não passe a ser mão dupla, os comerciantes se preparam para um protesto que será realizado quinzenalmente em favor da mudança.

Foto: Rua 19 de Dezembro  às 9h00 da manhã com pouco movimento. Comerciantes atribuem o fato devido ao sentido único da rua.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.