22/08/2023


Geral

Em Guarapuava, carros apreendidos lotam pátios de delegacias de polícias

imagem-52910

Quem passa pelas delegacias de polícia, civil e federal, além do Gaeco, em Guarapuava, costuma ver dezenas de carros nos pátios, por falta de um espaço adequado. A Polícia Civil abriga em toda área da 14ª SDP, compreendendo 14  municipios, o total de 864  veículos apreendidos. São carros, caminhões, motos, ônibus e van, apreendidos em função dos trabalhos de investigações criminais vinculados aos inquéritos policiais instaurados em cada caso. “Trata-se de uma guarda de veículo indevida pela polícia civil, uma vez que não é de suas responsabilidades legais. Situação que, infelizmente, a todo tempo tira os policiais civis do foco das investigações criminais,  atrapalhando demasiadamente os serviços policiais nesse sentido”, reclama o delegado chefe da 14ª SDP, Italo Biancardi Neto. Segundo o delegado, essa situação já perdura há várias décadas.
 

No pátio da Policia Federal não é diferente. Cerca de 90 carros  estão sob a guarda da PF. De acordo com o setor responsável, cerca de  80% foram apreendidos em flagrantes de tráfico de drogas. “Nesses casos os veículos   só podem ser retirados depois de uma sentença judicial, após o término do processo”, disse um agente da PF. Atualmente,  há 07 carros da Receita Estadual. Quando chega a 10 uma “cegonha” vem e leva para Ponta Grossa”, disse a PF.

As investigações do Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado), também  levaram a apreensão  de 18 veículos, que são mantidos no pátio.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo