22/08/2023
Geral

Entidades realizam manifestação pública pela simplificação tributária

Curitiba e pelo menos 15 cidades do interior do Paraná recebem neste sábado (25) a manifestação “Simplifica Já – Por um sistema de impostos mais simples e justo”. Organizado em conjunto pelas entidades parceiras do movimento A Sombra do Imposto, articulado pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), o ato público marcará a apresentação oficial de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que sugere mudanças no sistema tributário brasileiro.

 

A “PEC Simplifica Já” foi redigida por um grupo de trabalho formado dentro do Conselho Temático de Assuntos Tributários da Fiep, que abriga representantes das 45 entidades parceiras do movimento. Composto por advogados tributaristas, economistas, contabilistas e empresários, o grupo analisou uma série de projetos de lei sobre o tema que já tramitam no Congresso Nacional e, a partir daí, elaborou as medidas de simplificação do sistema tributário que serão apresentadas neste sábado.

 

Com o lançamento, a Fiep e demais entidades iniciarão a articulação junto às classes políticas para que as medidas sugeridas na proposta sejam inseridas nos debates sobre as mudanças necessárias no sistema de impostos. Os deputados estaduais e federais paranaenses foram convidados a participar da mobilização.

 

Em Guarapuava, o ato público acontece na rua XV de Novembro, 7.647, em frente ao Clube Guaíra, a partir das 10h30. No mesmo horário, também estão previstas mobilizações nas seguintes cidades: Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Curitiba, Pato Branco, Francisco Beltrão, União da Vitória, Irati, Bandeirantes, Cornélio Procópio, Cianorte, Campo Mourão, Rio Negro, Paranaguá e Chopinzinho.

Com assessoria

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.