22/08/2023




Segurança

GAECO prende 12 pessoas

imagem-5304

Guarapuava – O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), núcleo regional de Guarapuava do Ministério Público Estadual desencadeou operação fora de rota nas cidades de Guarapuava, Santa Maria do Oeste e Palmital. Foram cumpridos 18 Mandados Judiciais de Busca e Apreensão e 07 Mandados de Prisão Temporária.
Os policiais que participaram da ação, prenderam, ao todo, 11 pessoas, envolvidas com o tráfico de drogas, receptação, estelionato e lavagem de dinheiro. Além de dinheiro, foram apreendidas armas, munições, entorpecentes, documentos diversos, veículos, entre outros objetos ilícitos.
As investigações sobre o grupo iniciaram-se a alguns meses, quando equipes do GAECO começaram a identificar pessoas envolvidas com o tráfico de drogas na cidade de Palmital.
De acordo com o delegado Ítalo Biancardi Neto, do GAECO, estas investigações, demonstraram que os envolvidos associaram-se, cada um exercendo uma atividade especifica dentro da organização, para a prática dos crimes: “Reunimos provas que nos possibilitaram descobrir como funcionava o esquema. Era uma estrutura bem montada que repassava uma grande quantidade de crack e cocaína, em várias cidades da regiã”, comentou.
Este tempo de investigações culminou com a Operação Fora de Rota.

Prisões e apreensões
As diligências realizadas nas cidades de Guarapuava, Santa Maria do Oeste e Palmital, culminaram com a prisão de dez pessoas envolvidas, entre outros crimes, com o trafico de drogas. Foram presos: Carolina Trajano Lima, Rafael Teigão Muller, Marcelo dos Santos Gazola, Dionízio Dacoregio Niketen, Rodrigo Marques da Costa, José Agnaldo Galvão, Jessé Andrade França, Irineu Schon e Eduardo Bueno Koczkodi. Na manhã deste domingo, foi cumprido mais um mandado de prisão temporário, este contra Tiago Manoel Moraes.
O delegado do GAECO ressaltou que o combate ao tráfico de drogas é uma forma de enfrentar outros tipos de crimes e que a operação teve um resultado satisfatório.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo