22/08/2023
Cotidiano

Moradores de área de ocupação pedem água e luz no Xarquinho

imagem-53806

A falta de água e de energia elétrica numa área de ocupação  existente no Bairro Xarquinho, em Guarapuava, levou famílias a protestarem em frente a prefeitura nesta terça-feira (11). Eles foram recebidos pelo secretario de Habitação e Urbanismo, Flávio Alexandre, e também, o secretário executivo, Nélio Gomes da Costa. O problema se arrasta há anos e é causado pela falta de regularização fundiária.

Segundo a moradora Elessandra Aparecida Pereira Stuck uma proposta de regularização já havia sido discutida e aceita pelo prefeito César Silvestri Filho. “Fizemos a manifestação porque precisamos de água e luz e o prefeito e o seu Flávio, em outra reunião, disseram que isso seria feito em 90 dias e nada aconteceu. Já estamos lá faz um ano”.

Segundo o secretario de Habitação e Urbanismo, medidas para regularização da área invadida já foram tomadas. “A manifestação é direito do cidadão, mas essa invasão acabou saindo do controle já que há pessoas querendo ganhar dinheiro em cima da venda de terrenos. Isso aconteceu depois que pessoas mal intencionadas viram que havia a negociação junto
à Prefeitura e querem tirar proveito disso. São exceções. E há caso de pessoas que estão em área de preservação permanente. Três reuniões já foram realizadas junto  com a comunidade para ajustar o problema”.

Ainda segundo Flávio, uma próxima reunião será agenda para montar um cronograma e definir os passos que serão tomados para que os moradores que já tem cadastro,  possam regularizar os lotes.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.