22/08/2023


Geral

III Viagem pelas Cozinhas Latinas surpreende visitantes na Guairacá

 Na noite dessa quarta-feira (12), acadêmicos de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade Guairacá realizaram a terceira edição do Projeto de Extensão “Viagem pelas Cozinhas Latinas”.

Segundo a coordenadora do Colegiado na instituição, professora Taiana Priscila Verona, a feira deste ano superou todas as expectativas. “Todo ano esse projeto vem sendo desenvolvido, e hoje vocês podem entender o motivo. Apesar de estarem apenas no 1º Período, nossos alunos já têm o dom da alta gastronomia, a arte de preparar refeições”, comentou. Motivo de orgulho também para a coordenadora do projeto, professora Eleni Alves da Costa, que ministra a disciplina de Espanhol Instrumental. “Esse é um momento muito divertido do grupo, um trabalho que envolve pesquisa, elaboração dos pratos e muito diálogo, tudo isso em espanhol, e depois disso eles apresentam ao público para degustação. Os alunos se dedicaram ao máximo, foram à fundo nas pesquisas, inovando no cardápio e trazendo também grandes atrativos para a feira gastronômica”.

Os visitantes se surpreenderam com a grandiosidade e qualidade do evento, se deliciando com os pratos típicos e se divertindo com as apresentações culturais. Essa foi uma verdadeira viagem de sabores e culturas, mostrando que o estudo da Gastronomia vai muito além de se aprender a preparar refeições, mas abrange o estudo da culinária, das bebidas, dos materiais utilizados na alimentação e aspectos culturais associados aos alimentos.

Para a acadêmica Aldry Rafaelli de Oliveira, a experiência da feira gastronômica foi única. Juntamente com seu grupo, preparou pratos e decorações típicas em alusão ao Dia dos Mortos, uma celebração de grande importância e uma das mais animadas no México. “Já tínhamos conhecimento da data e resolvemos pesquisar mais sobre isso, tentando mostrar um pouco dessa festa que, nesse país é sinal de grande alegria. Para nós foi uma experiência maravilhosa”. Foi o que também relatou o acadêmico Maikon Jean Santos, que preparou pratos típicos do Peru. “Nós conversamos bastante e decidimos fazer o ceviche porque é bastante representativo no país, assim como o churrasco é para o Brasil”,contou.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo