22/08/2023
Geral

Aldo Bona visita universidade sul-coreana

imagem-54141

O reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona, reuniu-se nesse domingo (16) com uma delegação da UST, a University of Science & Technology (Universidade de Ciência e Tecnologia), da Coréia do Sul, especializada em cursos de mestrado e doutorado. A UST, localizada na zona de Daejeon (distante 1h da capital do país, Seul), é liderada pelo reitor Lee Eunwoo e oferece cursos em áreas como Nanociência, Ciências Espaciais, Robótica Ciências Marinhas e Fusão Nuclear, dentre outras tantas tecnologias de ponta, nasceu em 2003.

Aldo, também presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público do Paraná (Apiesp), integra uma comitiva de reitores vinculados à Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) que está em visita oficial à Coréia do Sul desde a semana passada, visando construir laços acadêmicos com universidades daquele país. Durante o encontro com a comitiva asiática, esteve presente o embaixador do Brasil naquela nação, Edmundo Fujita.

“Acreditamos que será possível, efetivamente, estreitarmos vínculos com organizações sul-coreanas, pois há um grande interesse de todas as partes envolvidas”, pondera Aldo, lembrando que o país asiático é um dos principais destinos dos estudantes brasileiros que participam do programa federal Ciência Sem Fronteiras, do qual a Unicentro também faz parte.

Nessa segunda, a agenda prevê reuniões com equipes da Korea University (Universidade da Coréia), instituição sediada em Seul, com mais de 25 mil alunos. À tarde, haverá uma visita à Ewha Womans University (Universidade Feminina Ewha), instituição destinada exclusivamente a mulheres. Amanhã (18), a delegação estará na SKKU, a Sungkyunkwan University (Universidade Sungkyunkwan), a mais antiga instituição de ensino superior da Ásia Oriental, onde, até o final da tarde, os reitores manterão contatos com dirigentes das áreas de Ciências Naturais, Medicina, Turismo, Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas.

Os dirigentes das universidades brasileiras permanecem na Coréia do Sul até 28 de junho.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.