O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre deste ano teve 788.819 estudantes inscritos, informou hoje (17) o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. As inscrições terminaram sexta-feira (17) e foram feitas exclusivamente pela internet. Nesta edição do Sisu foram ofertadas 39.724 vagas em 54 instituições públicas de ensino superior. O número equivale a quase 20 candidatos por vaga.
Como cada estudante pode escolher até duas opções de curso, o número de inscrições chegou a 1.527.446.
Em relação às cotas, 42,40% dos inscritos são cotistas – 334.461 estudantes, todos egressos da escola pública.
O Ministério da Educação (MEC) divulgou, também nesta segunda-feira, a lista com os selecionados na primeira chamada do Sisu, no site do programa.
Os candidatos pré-selecionados em primeira chamada deverão comparecer às instituições de ensino nos dias 21, 24 e 25 próximos para fazer a matrícula. A segunda chamada deve ser divulgada em 1º de julho, com matrícula nos dias 5, 8 e 9 do próximo mês. Quem não for convocado em nenhuma das chamadas poderá aderir a uma lista de espera, no próprio site do Sisu, entre os dias 1º e 12 de julho.
"Não basta se inscrever. Os estudantes podem perder, a vaga se não fizerem a matrícula", reforçou o ministro Aloizio Mercadante.
O Sisu foi desenvolvido pelo MEC para selecionar candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior pela nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A seleção é feita pelo sistema com base na nota obtida pelo candidato.