22/08/2023
Geral

Paraná sedia Fórum Mundial do Meio Ambiente, em Foz do Iguaçu

O Paraná irá sediar nesta sexta-feira e sábado (21 e 22), em Foz Iguaçu, o Fórum Mundial de Meio Ambiente que, de maneira inédita, será realizado por lideranças empresariais e governo para debater assuntos relacionados ao tema “2013: Ano internacional da cooperação pela água”.

O governador Beto Richa fará a abertura do Fórum, sexta-feira, às 12 horas, ao lado da Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; do secretário do Meio Ambiente do Paraná, Luiz Eduardo Cheida, e de autoridades na área ambiental.

Cerca de 400 lideranças empresariais, políticas e organizações socioambientais trocarão experiências de gestão durante o evento, que está sendo realizado pelo Grupo de Líderes Empresariais (LIDE), com o apoio do Governo do Estado. O encontro terá a participação de Robert F. Kennedy Jr. e de Jean-Michel Cousteau.

"O Fórum Mundial do Meio Ambiente debaterá o tema água, com personalidades nacionais e internacionais, para apontar caminhos sustentáveis no uso deste recurso, ampliar os conhecimentos e apontar soluções e tendências", declarou o governador Beto Richa.

Serão debatidos temas como “A crise global da água”, “Gestão da água no Brasil e no mundo”, “Serviços ambientais dos oceanos” e “Os desafios do desenvolvimento sustentável e não sustentado”.

“Para o Paraná é um grande momento, já que este Fórum demonstra a prioridade que o tema meio ambiente está tendo na agenda do setor empresarial", afirmou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida.

De acordo com o presidente do LIDE, João Doria Jr, o Fórum fortalecerá o conceito de sustentabilidade para a preservação socioambiental e fomentará parcerias pela água como prioridades máximas.

Entre os comprometimentos do Fórum, ele destaca a preservação dos mananciais de água, o acesso à água potável e ao saneamento. “Fortalecer o compromisso político e empresarial com o desenvolvimento sustentável do planeta é uma forma de consciência pública e cidadania”, diz Doria Jr.

PALESTRANTES

 

Um dos palestrantes convidados é Robert F. Kennedy Jr., ativista e advogado especializado em direito ambiental, que já foi nomeado pela revista Time como um dos “Heróis do Planeta”, por sua contribuição na luta para salvar o rio Hudson, em Nova York, e fez parte de manifestações com um grupo de ambientalistas diante da Casa Branca contra a construção de um oleoduto. É filho do ex-senador norte-americano Robert F. Kennedy.

O outro palestrante internacional é Jean-Michel Cousteau, que segue inspiração do pai, o oceanógrafo, mergulhador e explorador francês Jacques Cousteau na luta pelos oceanos. Ele fundou em 1999 a Ocean Futures Society (OFS) – organização sem fins lucrativos a favor da proteção dos habitats do alto-mar.

O evento também promete reunir celebridades nacionais engajadas com o tema, entre eles, o casal Bruna Lombardi e Carlos Alberto Riccelli, a jornalista Rosana Jatobá e os atores Márcio Garcia e Victor Fasano.

Mais informações sobre o evento estão no site http://www.forummundialmeioambiente.com.br/index.html

PROGRAMAÇÃO

 

Em paralelo às palestras, o Fórum Mundial de Meio Ambiente trará seis workshops, com exposições sobre “Gestão de recursos hídricos: participação da sociedade civil”; “Gestão de unidades de conservação: Parque Nacional do Iguaçu, um exemplo brasileiro e argentino de sucesso”; “Água e saneamento: o papel da parceria público-privada”; “Pagamentos por serviços ambientais”, “Oceanos: ações em prol da sua conservação”; e "Como as empresas podem ser mais sustentáveis".

SOBRE O LIDE

 

Fundado em junho de 2003, o LIDE – Grupo de Líderes Empresariais é uma organização de caráter privado, que reúne empresários em nove países e quatro continentes. Atualmente tem 1.300 empresas filiadas (com as unidades nacionais e internacionais), que representam 49% do PIB privado brasileiro. O objetivo do Grupo é difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa no Brasil e no exterior, promover e incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para a educação, sustentabilidade e programas comunitários. Para isso, são realizados inúmeros eventos ao longo do ano, promovendo a integração entre empresas, organizações, entidades privadas e representantes do poder público, por meio de debates, seminários e fóruns de negócios.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.