Por volta das 4h30 da manhã deste sábado, uma rajada de vento de 80 km por hora provocou a formação de altas ondas no Porto de Paranaguá e a balsa utilizada para cravação de estacas na obra de ampliação do Terminal de Contêineres, com um guincho posicionado sobre ela, acabou virando e afundando.
Equipes de emergência contratadas pelo TCP foram acionadas imediatamente. Barreiras de contenção foras colocadas no mar nas imediações do acidente, para prevenir possíveis vazamentos de óleo.
O tanque do guindaste que afundou tinha cerca de mil litros de óleo e outros 200 litros estavam nos motores do flutuante. Até o mo As obras de ampliação do TCP estão sendo realizadas pela Tucumann Engenharia.mento não houve qualquer derrame de óleo no mar. Mergulhadores foram contratados e já fizeram a análise da situação debaixo d`água e afirmaram não ter risco de vazamento.
Agora, o TCP trabalha um plano de salvatagem que deve ser dividido em duas etapas: a retirada do óleo que está nos equipamentos e, depois, a retirada dos equipamentos em si do mar.
IAP, Ibama, Força Verde e Marinha foram imediatamente avisados sobre o acidente. Como o fato ocorreu na extremidade leste do cais, onde estão acontecendo obras, não há prejuízo na navegação em Paranaguá e o Porto segue funcionando normalmente.As obras de ampliação do TCP estão sendo realizadas pela Construtora Porto.
Com assessoria