22/08/2023

Grupo cultural de Entre Rios faz turnê na Europa

imagem-54882

O grupo musical Nota Livre, da Fundação Cultural Suábio-Brasileira, estará na Europa entre os próximos dias 3 e 24 de julho. Neste período, os integrantes passarão pela Alemanha, Áustria, Hungria, Croácia e Sérvia, totalizando 15 apresentações. Com abrangente repertório, os músicos e cantores levarão a 13 cidades canções, coreografias e trajes que homenageiam os suábios do Danúbio e a multiculturalidade brasileira.

 

Um dos pontos altos da viagem será a visita à cidade de Rastatt, na Alemanha, que realizará entre os dias 19 e 21 de julho sua tradicional festa municipal. A data comemorará também os 25 anos da assinatura do termo de adoção que tornou co-irmãs a cidade barroca e Guarapuava/Entre Rios. Estarão presentes ao evento o presidente da Cooperativa Agrária, Jorge Karl, e o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho. O termo foi assinado em junho de 1988, por iniciativa dos suábios do Danúbio das duas cidades, a fim de selar um intercâmbio cultural, científico e tecnológico.

 

Desde então, visitas mútuas de moradores, grupos culturais e representantes políticos cruzaram o oceano e mantiveram relações de cooperação e amizade. “O estabelecimento da parceria com Rastatt foi muito importante e nós queremos mantê-la e preservá-la. Estamos muito felizes em participar, juntamente com o grupo Nota Livre, da celebração dos 25 anos desta parceria”, ressaltou Karl.

 

Ao longo da turnê serão apresentadas canções tradicionais suábias e alemãs que ainda hoje são cantadas e preservadas em Entre Rios, músicas que representam as mais variadas etnias que colonizaram o Brasil e os mais variados ritmos brasileiros. O repertório variado promete encantar as plateias internacionais. “Ao todo, serão 15 apresentações em comunidades suábias da Europa. Promovendo um intercâmbio cultural com os moradores, mostraremos o quanto a nossa cultura suábia ainda é preservada em Entre Rios, além de demonstrar a nossa ligação com outros grupos de imigrantes e homenagear a alta diversidade cultural brasileira”, frisou a gerente da Fundação Cultural, Viviane Schüssler.

 

O grupo Nota Livre da Fundação Cultural Suábio-Brasileira, mantida pela Cooperativa Agrária, é composto por 20 integrantes, com média de idade de 17 anos, coordenados pelas professoras Tania Bona Keller e Sibylle Buhali. A viagem do grupo da FCSB está contemplada ainda pela programação oficial do ano “Alemanha + Brasil 2013-2014”, dedicado à relação entre as duas nações.

 

Com informações de assessoria de imprensa.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo