Com o objetivo de incentivar e fortalecer debates sobre as necessidades educacionais, analisar os desafios e oferecer subsídios à formulação, adoção de políticas públicas e, principalmente, para definir ações e estratégias relacionadas ao plano nacional, a Secretaria de Educação e Cultura realiza, no dia 2 de julho, a 2ª Conferência Municipal de Educação. Representantes das escolas, Cmeis, entidades sindicais, movimentos sociais e conselhos, gestores educacionais, estudantes e pais vão participar do evento, que inicia às 7h30, no auditório Francisco Contini da Unicentro.
Com o tema “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração”, a conferência municipal é uma preparação para a etapa estadual que acontece de 24 a 26 de setembro, em Curitiba. Durante o encontro, serão debatidos 7 eixos base da Conae (conferência nacional) e os participantes, divididos em grupos, irão definir propostas que serão levadas à conferência estadual.
Segundo a secretária de Educação e Cultura, Sandra Zanette, está prevista a participação de aproximadamente 300 pessoas no evento. “A conferência é um momento democrático de participação de toda comunidade escolar na definição e no acompanhamento da política educacional. Há muito tempo não tínhamos tantos profissionais da educação interessados em discutir políticas públicas voltadas à educação” afirma.
Programação
7h30 – Credenciamento
8h – Momento Cultural
8h15 – Abertura solene e composição da mesa
8h45 – Leitura do regimento
9h – Palestra com a secretária educacional da APP (Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Paraná), Walkíria Olegário Mazeto
10h – Palestra sobre o Plano Nacional da Educação com o deputado federal Angelo Vanhoni
10h15 – Início das atividades nos eixos
12h – Intervalo para o almoço
13h – Retorno das atividades nos eixos
15h15 – Intervalo
15h30 – Apresentação das propostas e plenária geral
17h – Encerramento