22/08/2023

Apesar da queda, Dilma lidera

A queda de 27 pontos na popularidade da presidente Dilma nas últimas três semanas como aponta a última pesquisa do DataFolha,  neste sábado (29), não surpreende. A consulta popular foi feita no auge das manifestações que ocorrem pelo país  e que atingem a classe política como um todo. A pesquisa, publicada no jornal Folha de São Paulo, mostra que 30% dos brasileiros consideram a gestão de Dilma boa ou ótima, contra um percentual de 57% alcançado na sondagem anterior,  e que foi divulgada na primeira semana de junho. Em março o índice chegava a 65%. Esse foi o melhor momento de Dilma perante o povo brasileiro.

Voltando a atual pesquisa,  alguém esperava um resultado contrário? Creio que não. A perda registrada nos índices da presidente já era anunciada levando-se em consideração o atual momento político em que o Brasil vive.  Apesar disso, Dilma continua liderando as intenções de votos  com  sete pontos percentuais à frente da segunda colocada Marina Silva (Rede), que teria 23% dos votos. Nessa hipótese, seria realizado um segundo turno entre a petista e Marina Silva.

Já Aécio Neves (PSDB) teria 17% das intenções de votos e Eduardo Campos (PSB) chegou a 7%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo