22/08/2023


Geral

Fóruns ofertam 90 mil vagas de qualificação no PR

A falta de mão de obra qualificada no Paraná está levando o governo estadual a percorrer os municípios do estado para informar prefeitos e gestores sobre cursos profissionalizantes disponibilizados gratuitamente à população. Desenvolvida pelo Comitê Gestor Intermunicipal Qualifica Paraná, a iniciativa resultou em fóruns regionais para metade dos 399 municípios paranaenses. Ao todo, 90 mil vagas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) aguardam o preenchimento no estado.

Segundo a diretora do Departamento de Educação e Trabalho, da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Fabiana Campos Skrobot, apesar de ser gratuita, essa modalidade de ensino ainda é bastante desconhecida por gestores e secretários municipais e, consequentemente, pela própria população. “Se o prefeito não conhece esta possibilidade, não tem como trabalhar isso na sua secretaria de Educação ou de Indústria e Comércio. O Paraná tem oferta de empregos, mas precisa de pessoas qualificadas para ocupar essas vagas”, diz Fabiana.

Serviço

Das 90 mil vagas em cursos de qualificação profissional do Pronatec no Paraná, 19 mil são voltadas a estudantes do ensino médio. Todas as oportunidades e cursos disponíveis podem ser consultados pelo link: www.pronatec.pr.gov.br ou pelo www.pronatec.mec.gov.br.

Expectativa

Passada essa etapa da busca por adesões ao programa, o comitê gestor começa a acompanhar as matrículas realizadas e a participação dos municípios no desenvolvimento dos cursos ofertados.

A expectativa é que os fóruns abranjam todo o estado até o dia 25 de julho e que, a partir dessa aproximação, a procura pelos cursos disponíveis em escolas estaduais e por meio de parcerias com o Instituto Federal do Paraná (Ifpr) e o Sistema S aumente. No ano passado, foram preenchidas 80% de 50 mil vagas disponíveis. Neste ano, a meta é chegar a 100%, apesar de o número de vagas quase ter dobrado em relação a 2012.

Cada fórum apresenta aos municípios possibilidades de qualificação com foco nas potencialidades da região e o trabalho é desenvolvido com o apoio da secretaria de Trabalho e Emprego. “Estamos valorizando o que é gratuito porque esses cursos também são oferecidos na rede privada. Queremos que a população tenha acesso a eles”, enfatiza a diretora.

Investimentos

De acordo com a Seed, dez centros estaduais de educação profissional estão sendo construídos no Paraná nos municípios de Manoel Ribas, Laranjeiras do Sul, Terra Roxa, Pitanga, Assaí, Ibaiti, Francisco Beltrão, Cianorte, Fazenda Rio Grande e Almirante Tamandaré. O investimento nas obras é de R$ 60 milhões, através do programa Brasil Profissionalizado, do governo federal. A secretaria estima que 10,7 mil estudantes sejam atendidos nessas unidades. A construção de mais oito centros também já foi conveniada no por meio do mesmo programa.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo