Guarapuavanos continuam desrespeitando a nova legislação municipal de trânsito em Guarapuava. Desde o dia 23 de junho de 2013, deficientes e idosos estão inseridos no EstaR (Estacionamento Regulamentado). A medida visa maior rotatividade nas vagas de estacionamento destinadas a esse público. A decisão do Comutra (Conselho Municipal de Trânsito) foi repassada ao Guaratran, órgão municipal responsável pelo trânsito, que implantou as novas medidas, segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura.
“Muitas vagas estavam sendo ocupadas o dia inteiro por aqueles que trabalham nas proximidades, privando os demais da utilização. Com o uso do Estar, a situação será diferente”, explica o presidente do Comutra e autoridade municipal de trânsito, Cesar Sanchez. Os idosos e deficientes físicos credenciados terão direito a um bloquinho gratuito por mês. “Para adquiri-lo, basta apenas o beneficiário ir até a sede do Estar com a credencial atualizada que comprova o uso livre das vagas especiais”.
O talão do Estar vem com 10 folhas. Cada uma, que possui o tempo limite de 1 hora, deve ser preenchida e deixada na parte de dentro do carro, como prevê o regulamento. Os carros podem ficar no máximo 2 horas em cada vaga. Quem ultrapassar esse tempo recebe a multa de R$ 7,00 – que deve ser paga na sede do Estar. Se essa primeira notificação não for paga, o valor sobre para R$ 53,00 e o condutor ganha três pontos na carteira, o que equivale a uma multa leve de pagamento obrigatório.
A coordenadora do Estar, Selma Tavares Andrade Rodrigues, destaca que as folhas para as vagas especiais são iguais as do estacionamento normal, mas possuem um carimbo. “Uma vez carimbadas, as folhas não podem ser utilizadas em outros locais que não sejam as vagas para deficientes físicos ou idosos”.
SERVIÇO – O Estar fica na rua Capitão Rocha, 1176, Centro, entre a Coronel Saldanha e a Comendador Norberto. Mais informações pelo telefone (42) 3622-6910.