22/08/2023
Geral

PROCON alerta sobre demora de atendimento nas agências bancárias

Muitos consumidores esperam muito tempo nas filas dos bancos de Guarapuava para conseguirem pagar suas contas ou realizar algum tipo de serviço. A espera é cansativa e desgastante já que alguns ainda não oferecem senhas e cadeiras e quem precisa tem que esperar em pé na fila.

De acordo com Alfeu Kramer, coordenador do Procon de Guarapuava, o órgão pode auxiliar os consumidores sobre seus direitos e como proceder caso se sinta lesado com a situação. “Em dias normais a espera não deve ultrapassar 20 minutos. Em dias mais cheios, a tolerância passa para 30 minutos. Além disso, o banco deve oferecer algum tipo de conforto ao usuário como cadeiras e senhas para que a espera não seja to desgastante. Caso isso não ocorra, deve-se procurar o Procon para que nós possamos pedir as melhorias e até mesmo multar o estabelecimento”.

O coordenador ainda explica sobre as formas de realizar as reclamações. “Sua solicitação pode ser feitas de duas maneiras: presencial ou por telefone. Caso a espera seja superior ou a agência bancária não ofereça assentos a pessoa pode vir até aqui ou pode ligar no 155. A demora no atendimento cabe também um processo por danos morais”.

Alfeu alerta sobre como agir nessa situação. “Uma prova é a senha que vem com o horário que você chegou para atendimento. Quando chegar ao caixa deve-se pedir para o atendente assinar o horário que você esta sendo atendido. Em alguns casos eles se recusam, aí pode-se pedir as imagens das câmeras de segurança que irão provar o tempo que ficou esperando. Mas, apenas a reclamação verbal do consumidor já é válida para o Procon, caso queira entrar com ação as imagens do circuito interno vão lhe ajudar também”.

Cristina Esteche

Jornalista

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