22/08/2023
Cotidiano

Audiência define grupo de trabalho para análise de planilhas da Pérola do Oeste

imagem-55616

A formação de uma comissão que vai analisar as planilhas de custos da concessionária do transporte coletivo urbano em Guarapuava foi o resultado da audiência pública realizada na noite desta quinta-feira (11), na Câmara de Vereadores de Guarapuava. A indicação dos membros será feita pelas 30 entidades que aderiram ao movimento. Também haverá indicação da empresa, da Prefeitura. As reuniões deverão serem quinzenais e num prazo de dois meses será chamada nova audiência pública para que seja apresentado o relatório final.

Após mais de quatro horas de debates  movimentos sociais, vereadores, representantes da Pérola do Oeste, estudantes e comunidade questionaram a empresa e o município. O secretário municipal de Administração Ivanês Josefi expôs a planilha existente na Prefeitura anunciando que abriria a "caixa preta" da empresa concessionária, como está sendo tratado assunto. 

A exigência principal é de que a Perola do Oeste ceda as planilhas de custos e de receita para que possam ser analisados pelo Grupo de Trabalho que vai contar com a assessoria técnica de professores da Unicentro das áreas contábil, de geografia, principalmente. A advogada que representou a Pérola do Oeste na audiência Nathalia Lima Barreto deu a garantia  de que a empresa cederá todos os documentos que forem solicitados pelo GT.

  A maior reivindicação é pelo passe livre, inicialmente, para estduantes, mas há quem defenda a municipalização do transporte público e a gratuidade para todos os usuários. Melhorias em pontos de ônibus, nos terminais, mais respeito por parte de motoristas, foram alguns dos pontos levantados pelos participantes.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.