22/08/2023
Geral

Pequenos produtores recebem novas moradias no Centro-Sul do Estado

A Companhia de Habitação do Paraná, vinculada ao Governo do Estado, e a Caixa Econômica Federal entregaram nesta quinta-feira (11) as chaves da casa própria a 64 famílias de pequenos produtores de Nova Laranjeiras, Rio Bonito do Iguaçu, Virmond e Cantagalo, na região Centro-Sul do Estado. As moradias foram construídas com recursos do programa Minha Casa Minha Vida Rural, do governo federal, com contrapartida do governo estadual. Os investimentos foram de R$ 1,6 milhão e as famílias pagam apenas quatro prestações anuais de R$ 250,00.

A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, entregou as chaves para os produtores de Nova Laranjeiras. “O governador Beto Richa tem respeito com os paranaenses e com todos os municípios, independente de posições políticas. Dar acesso à moradia é dar dignidade para as famílias e a oportunidade que realizem o grande sonho de suas vidas: ter uma casa própria para que iniciar uma nova fase”.

Fernanda também participou da entrega de roupas e cobertores da Campanha do Agasalho do Provopar Estadual em Nova Laranjeiras e em quatro municípios da região Oeste. Em Diamante do Sul, Guaraniaçu, Campo Bonito e Ibema foram atendidas cerca de 3,5 mil família, com 7 mil cobertores. Desde 2011, o Provopar entregou mais de 256 mil cobertores para 140 mil famílias e mais de 940 mil peças de roupas e agasalhos em todo Paraná.

ABRANGÊNCIA – O presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, explicou que a Companhia atua em 394 municípios, o que representa 99% do estado. “É um feito inédito no Brasil. O governador Beto Richa entende que habitação é a base do resgate social de uma família e sabe que o interior merece atenção especial. Por isso, nosso trabalho é baseado nas parcerias com o governo federal e prefeituras”, afirmou.

Marcos Carrasco, gerente regional da Caixa, destacou o trabalho desenvolvido pela Cohapar em todo o Estado. “Neste governo o trabalho se tornou mais eficiente e vimos um crescimento considerável no setor habitacional”, disse.

O prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Irio de Rosso, agradeceu ao governo pelo apoio ao município tem recebido. “A parceria com o governo tem ajudado nossa cidade a melhorar cada vez mais e, por isso, queremos continuar trabalhando juntos”.

Lenita Mierzva, prefeita de Virmond, informou que o sonho da casa própria se tornou realidade para 19 famílias de seu município. “As pessoas não querem sair do seu pedaço de terra e continuam produzindo riquezas em nossa cidade”. Em Cantagalo, o prefeito Everson Antônio Konjunski, citou a importância da moradia de qualidade para o homem do campo e enalteceu a grande parceria com os governos estadual e federal.

Participaram dos eventos, também, o deputado estadual Nereu Moura, representantes da Emater e Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

VIDA NOVA

 

Aristeu Consorte mora com a mulher e a filha na casa dos pais, em Nova Laranjeiras. “Casamos há quatro anos sempre planejando construir a nossa casa, mas quem trabalha no campo sabe como é difícil. Hoje temos nosso maior sonho realizado”, afirmou Aristeu.

Norli Silveira Nunes mora com os dois filhos no sítio, em Cantagalo, onde cria vacas para a produção de leite. Ela conta que a casa de madeira onde moravam estava precária e a chuva preocupava a família. “Tinha medo que um pedaço da casa caísse, estava toda trincada. Não saímos daqui por nada, meus filhos querem estudar e trabalhar aqui na nossa propriedade”.

Luís Carlos Osovski, pequeno produtor de Virmond, vai morar com a mãe na casa nova. “Não tenho como explicar a felicidade que estamos sentindo. Tenho certeza que vou dar o conforto que minha mãe precisa”.

Em Rio Bonito do Iguaçu, Roberto e Rosenilda Tobaldini criam gado na pequena propriedade onde vivem com as três filhas. Eles contam que a antiga casa estava em péssimas condições e que as crianças ficavam doentes, porque era difícil manter a residência limpa. “Não tem nem como comparar essa casa nova com aquela velha de madeira”, disse. Roberto ainda afirmou que se fosse para construir uma moradia nova teria que vender um pedaço da propriedade.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.