22/08/2023
Geral

Entidades debatem melhorias para a segurança de Guarapuava

A Polícia Militar e mais de 15 entidades de Guarapuava se comprometeram na manhã desta terça-feira (16) em organizar uma agenda positiva com o objetivo de melhorar questões de segurança na cidade. Enquanto o 16° BPM vai intensificar a fiscalização de bares e casas noturnas nos entornos da Universidades e realizar mais Operações AIFU (Ação Integrada de Fiscalização Urbana), a sociedade civil organizada vai elaborar cartilhas e orientar a população sobre temas que envolvam o respeito no trânsito, às leis e o fim da violência.

A reunião aconteceu com o Tenente Coronel do 16° Batalhão de Polícia Militar, Edson Solack para obter informações e também repassar o apoio da sociedade para ações que combatam a violência e o desrespeito. O evento foi solicitado pela Subseção da OAB Guarapuava e o CONCEJUG (Conselho de Cidadania Ética, Justiça e Cidadania) ao lado da Acig, Observatório Social, Lojas Maçônicas, Rotary, UGAM, entre outras.

De acordo com o presidente do CONCEJUG, o advogado Rodolpho Benvenutti Lima, o objetivo foi atingido ao mostrar que a união pode garantir melhorias na segurança da cidade. “É muito importante esse diálogo entre as Entidades e a Policia Militar. Fomos recebidos pelo Comandante que nos informou sobre as atividades e necessidades que a Policia tem e nós da sociedade civil organizada, nos colocamos a disposição para ajudar naquilo que for preciso, estreitando os laços entre a Instituição e as Entidades", argumentou Lima.

Entre as questões apontadas pelo comandante da Polícia Militar na cidade, Edson Solack esteve a necessidade de mais efetivo e o comprometimento em aumentar a fiscalização em casas noturnas, bares, os arredores dos bairros universitários e a realização ações integradas. “Nós sempre fizemos e com essas reivindicações e reclamações, vamos intensificar ainda mais as ações integradas ao lado do Ministério Público, Prefeitura Municipal, Corpo de Bombeiros, enfim com uma fiscalização ainda maior”, afirmou Solack.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.