Durante os dias de frio, o carro é um dos abrigos mais usados pelas pessoas para se proteger do frio. Basta entrar no carro, ligar o ar quente e chegar aquecido no seu destino. Entretanto os veículos também sofrem com o inverno rigoroso. As baixas temperaturas trazem muitos problemas aos carros, o que faz com que aumente a procura por oficinas em Guarapuava.
Segundo Rodrigo Camargo, responsável pela oficina de uma autopeças da cidade, os principais problemas nestes dias de frio estão relacionados à bateria, falta de aditivo no radiador, na partida em carros a álcool e no desembaçador dos veículos.
De acordo com as oficinas, a campeã de problemas são as baterias automotivas. Leandro Vanni, engenheiro de serviços da DPaschoal, disse que as baterias veiculares podem apresentar baixo rendimento, ou não funcionamento, devido uma série de problemas, muitas vezes não percebidos pelo motorista. “Se o veículo tiver dificuldade em colocar o motor em funcionamento, pode ser um indicador que a bateria já está com algum problema”, explica o engenheiro.
Com as temperaturas baixas, o motor dos veículos ficam mais pesados e obriga a bateria a ter um rendimento maior, explica Rodrigo Camargo. Em sua oficina, ele afirmou que a procura por transferência de energia, a chupeta, aumentou cerca de 15%. Já os locais que comercializam baterias notam um aumento de quase 100% na venda de baterias.
Outro problema enfrentado pelos motoristas é com relação ao combustível. O etanol apresenta um ponto de ebulição maior que o da gasolina causando a demora na partida nos dias de frio. Nos carros flex é importante perceber se o “ tanquinho” de combustível para a partida está sempre completo com gasolina, evitando assim a demora.
O uso de aditivos na água do radiador também é importante, já que evita que o liquido congele e não resfrie o veículo causando assim o superaquecimento de alguns componentes e o rompimento de algumas mangueiras.
Para evitar que esses problemas aconteçam e deixem os motoristas nas mão, justamente nos dias mais frios, a recomendação é que se realize com freqüência a manutenção preventiva dos veículos.
Com assessoria Dpaschoal