Professores, educadores, diretores e supervisores das escolas municipais e Cmeis (Centro Municipal de Educação Infantil) de Guarapuava participam da semana pedagógica, que antecede o retorno às atividades escolares. Os encontros, realizados pela Secretaria de Educação e Cultura, aconteceram durante toda a semana no auditório Francisco Contini, na Unicentro. Nessa quarta feira (24), uma programação com apresentações e palestras encerrou a semana pedagógica.
Divididos em quatro turmas, os participantes assistiram a apresentação dos alunos do grupo Libertat e a palestra “Terapia do Riso”, ministrada pela professora Ivone Engelmann, programadora neurolinguísta, escritora e palestrante oficial do Departamento de Cultura da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Paulo. “Os professores precisam aprender a tratar dos problemas diários com bom humor. Quando a pessoa ri de si mesma, resgata a saúde mental que está em falta por causa do estresse. Ela volta a ter o controle da própria vida", explica Ivone. “É difícil falar em terapia do riso sem falar em autoconhecimento”, acrescenta.
A secretária de Educação, Sandra Zanette, aproveitou o evento para realizar uma retrospectiva dos primeiros seis meses de gestão e dos planos programados para o segundo semestre. “Nossa caminhada é longa, porém já tivemos muitas conquistas nesses primeiros meses, como a aprovação do Fundo Rotativo; o programa Mais Educação; ampliação e readequação de 200 vagas em seis creches; reforma nos Cmeis; mutirão nas escolas do interior; atendimento psicológico às professoras, entre outras conquistas”, enumera. “Está prevista para o segundo semestre a revisão do cargo de salário dos professores, educadores, merendeiras e secretárias”, comemora.
Segundo a professora da Escola Municipal São Pedro, Edilene dos Santos, a semana pedagógica é importante para proporcionar o reencontro e a troca de experiências. “Precisamos de incentivos como este. É muito bom poder rever suas colegas de profissão e participar de momentos alegres”, diz.
A Secretaria de Educação e Cultura, em atendimento a Lei Complementar nº 11/2004, retoma o segundo semestre nesta segunda-feira (29).
Com Asessoria