22/08/2023
Educação

Em Turvo hoje é primeiro dia de aula na sede própria do Colégio Estadual

imagem-56926

Cerca de 520 alunos retornam às aulas nesta segunda-feira (05) no Colégio Estadual  Professores Edvaldo e Maria Janete Carneiro no município de Turvo. Os estudantes estão distribuídos em três períodos com aulas do ensino médio e cursos complementares.

De acordo com o diretor do Colégio, Anselmo Pilati, a nova escola possui 7,5 mil metros quadrados, dos quais 2,5 mil metros quadrados de área construída.

A sede própria do Colégio  é uma reivindicação da comunidade turvense há mais de 10 anos, período em que se utilizava as dependências do Salão Paroquial Nossa Senhora Aparecida.

De acordo com o professor Anselmo Pilati, o novo colégio oferta turmas do CELEM/espanhol, com três turmas. O Colégio também cede espaço para duas turmas de Educação de Jovens e Adultos, onde o CEEBJA de Guarapuava manterá uma turma de ensino fundamental e outra do ensino médio.

Para o ano de 2014, também se buscará cursos profissionalizantes para melhor aproveitar o espaço físico do novo Colégio e ofertar à comunidade oportunidade de formação e qualificação profissional

.A estrutura física do Colégio é composta por um bloco administrativo onde, além da secretaria, sala de direção e de apoio pedagógico, contará com uma biblioteca, um laboratório de informática, um laboratório de ciências (física, química e biologia) e uma sala multiuso. Terá dois blocos (um com dois pavimentos) com um total de 12 salas de aulas, um bloco com cozinha e refeitório, uma quadra poliesportiva e uma casa para vigia.

O quadro de pessoal terá o professor Gilson José Caetano na direção auxiliar e neste ano os professores serão os mesmos que lecionam para o ensino médio no Colégio Edite, já que as turmas serão as mesmas. Em relação aos funcionários a demanda atualmente vigente no Colégio Edite será dividida entre os dois colégios estaduais da sede.

Embora o novo colégio ainda não tenha sido inaugurado, a opção foi assumir a obra agora. “Até como forma de teste para ver se tudo está funcionando a contento. Caso contrário, a empreiteira terá 60 dias para as readequações”.

Para o prefeito Marcos Seguro,  a sede própria do Colégio Estadual está localizada numa área privilegiada da cidade. “A educação sempre foi uma das prioridades da nossa administração e entendemos que a melhoria da qualidade de ensino passa também pelo espaço físico onde os alunos estudam, pela comodidade e pelo conforto a eles oferecidos”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.