Quando se pensa em produtos confeccionados pelas pessoas atendidas pelo Provopar (Programa do Voluntariado Paranaense) não se tem a dimensão da qualidade das peças produzidas.
Um bom teste é conhecer a produção de bordados e de tapetes expostos no estande do programa, no Pavilhão de Indústria e Comércio, na Expogua (exposição Feira Agropecuária e Industrial de Guarapuava), no Parque de Exposições Lacerda Werneck. O evento vai até o domingo (11).
Lá os visitantes poderão apreciar toalhas de banquete, guardanapos, lençóis, panos de prato, toalhas para lavabo e outras peças bordadas à mão, kits para bebê e para viagem, resgatando os tradicionais pontos ajur e crivo. Ou ainda ver tapeçarias que em nada perdem para aqueles vendidos nos grandes centros. As peças variam entre R$ 30 (pano de prato) e R$ 1,3 mil (toalhas de banquete com guardanapos).
Os bordados são feitos por mulheres de baixo poder aquisitivo que recebem aulas no próprio Programa. Quando uma peça é bordada elas já recebem o valor pelo trabalho. CA venda gera a reposição do material utilizado e ainda há a doação de produtos para entidades, como alimentos e roupas para o Albergue Noturno, tecido para lençóis para o Hospital Santa Tereza, entre outros.
De acordo com a presidente do Provopar Municipal, Thais Maria Saliba Uliana, produtos já estão sendo vendidos em Curitiba, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo. Para que isso aconteça, o trabalho é divulgado em blogs e sites. “Quem gosta nos ajuda a divulgar”. Em breve o Provopar terá um espaço na Rede Sul de Notícias.