22/08/2023
Cotidiano

Vereador diz que associação de idosos se transformou em ´bailão´

Cerca de 40 pessoas ligadas a  Associação da Terceira Idade Nossa Senhora de Fátima, localizada no Bairro Primavera, em Guarapuava,  foram até a Câmara de Vereadores na sessão dessa segunda-feira (05). Portando cartazes, ele pediram a liberação do alvará de funcionamento da entidade, documento que está em falta desde o ano passado. Em defesa da diretoria, o vereador Elcio Melhem (PP)  considerou "um absurdo" a Prefeitura não conceder o documento.

De acordo com o vereador Ademir Fabiane (PSD), manter a associação é fundamental, mas é preciso resgatar a história da entidade. "É preciso rever o conceito da entidade que foi fundada em 1991 para ser prioritária às pessoas com idade acima de 60 anos, o que não acontece nos últimos tempos".

Coma alteração do estatuto da entidade é permitido que  pessoas de outros bairros participem da diretoria, como acontece atualmente. Também é permitida a participação de pessoas de várias faixas etárias e de vários pontos de Guarapuava. "A associação perdeu a identidade e se transformou num bailão que fica ao lado do posto de saúde do bairro. Essa não é a função da entidade, e como a finalidade foi desvirtuada o alvará  foi vetado pela Prefeitura".

Outro ponto levantado por Fabiane é que mesmo sem a documentação legal, o bailão aconteceu na quarta-feira (31) e no último final de semana.

 

Matéria relacionada

Grupo de idosos ameaça realizar manifestação pela liberação de alvará de clube no Primavera

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.